Quais os direitos do funcionário em caso de acidente de trabalho?


O acidente de trabalho é definido como "aquele que ocorre pelo exercício da função a serviço da empresa", podendo provocar lesão corporal ou até mesmo a morte. Ele também pode causar a "perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".

São 3 os tipos de acidente de trabalho: o típico (ocorre subitamente no horário de trabalho), de trajeto (acontece no trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa) e o atípico (doença sofrida em razão do trabalho, também conhecida como doença ocupacional ou profissional)

Os deveres da empresa

A empresa deve comunicar à Previdência Social o acidente de trabalho, no primeiro dia útil ao ocorrido. Se o acidente não for grave, como uma escoriação ou lesão leve, o funcionário, assim que atendido e receber alta médica, deve voltar ao serviço. Em caso de afastamento, fica por conta da empresa os custos com os primeiros 15 dias de ausência do funcionário. Passado esse período, o funcionário tem direito ao auxílio-doença. Nesses casos, com afastamento superior a 15 dias, o profissional tem estabilidade de 1 anos após o retorno às suas atividades.

Direitos do funcionário

Segundo a lei 8.213/1 os direitos do funcionário em caso de acidente de trabalho são:

• Restituição de gastos com medicamentos, próteses e tratamentos médicos • Recolhimento do fundo de garantia (FGTS) durante o afastamento pelo INSS • Estabilidade de 1 ano (em casos de afastamentos com período superior a 15 dias) • Indenização por danos morais • Indenização por danos estéticos (em casos de cicatriz ou perda de um membro)

Fontes: Globo. com; JusBrasil


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Senhor dos Passos, 235 - Sala 405 - Centro Histórico
Porto Alegre, RS

Tel: (051) 3224-2528

(051) 3226-4108

Horário de atendimento

Atendimento Comercial 
8:30 as 12:00hs
13:30 as 17:00hs 

Atendimento Médico

Exclusivamente

com  agendamento

Desenvolvido por Agência Lorean - 2016