Please reload

Posts Recentes

Conheça a NR 7 e porquê ela é obrigatória para sua empresa

February 20, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Conheça as principais doenças ocupacionais e saiba como evitá-las

January 22, 2018

As doenças ocupacionais estão ligadas às mais diversas profissões e ocasionam o afastamento de trabalhadores tanto no ambiente administrativo como no ambiente fabril. Por isso a importância da realização do PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), que além de outras funções, visa evitar a ocorrência de doenças laborais.

Confira as principais doenças ocupacionais e saiba como evitá-las:

 

 1 – Dermatose Ocupacional

 

As dermatoses são alterações na pele e mucosa, que podem ser ocasionadas pela exposição a agentes de natureza química, física ou biológica.

As dermatoses podem se apresentar como dermatites de contato, cânceres, infecções e ulcerações.

Prevenção: exames médicos periódicos, orientações aos funcionários, afastamento do fator irritante ou que está causando a alergia.

 

2 – LER/DORT

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são, de acordo com o Ministério da Saúde: “Danos decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema musculoesquelético, e da falta de tempo para recuperação. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, concomitantes ou não, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, tais como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga. Abrangem quadros clínicos do sistema musculoesquelético adquiridos pelo trabalhador submetido a determinadas condições de trabalho.”

As causas incluem riscos ambientais, atividades que exijam muito esforço das mãos, adoção de posturas erradas, repetição cotidiana de padrões de movimentos, falta de orientação por um profissional habilitado a instruir o trabalhador quanto às boas práticas para desempenho de suas funções.

Prevenção: redução dos riscos ambientais e interrupção das atividades que estão provocando dor.

 

3 – Doenças psicossociais

As doenças psicossociais se referem àquelas que abalam a saúde mental, física e social do trabalhador. Incluem: intensidade do trabalho, tempo no desempenho da função, insegurança decorrente da situação de trabalho, exigências emocionais e assédio moral ou sexual.

Prevenção: avaliação e controle do risco para doenças psicossociais no local de trabalho, gestão do estresse laboral, adoção de ações capazes de promover o bem-estar mental dos colaboradores, entre outras medidas.

 

4 – Doenças da visão

As doenças oftalmológicas podem ocorrer devido à exposição a agentes mecânicos, físicos, químicos, biológicos e sobre-esforço. Podem ser desde leve sensação de desconforto até transtornos graves, como catarata e cegueira.

Prevenção: implementação de programas que incluam vigilância à saúde no trabalho nos ambientes nos quais são executadas as tarefas, melhores condições para o desempenho das funções.

 

5 – Estresse ocupacional

O estresse ocupacional envolve diversas causas. Pode ocorrer por medo de cometer erros, jornada de trabalho exaustiva, baixas chances de ascensão na carreira e até mesmo por conta de um ambiente desfavorável e competitivo.

Como resultado, surgem doenças como gastrite, úlcera, pressão alta, fadiga, depressão e acidentes de trabalho.

Prevenção: valorização da dimensão humana do trabalhador, promoção de condições propícias à motivação e saúde dos colaboradores, entre outras ações.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Senhor dos Passos, 235 - Sala 405 - Centro Histórico
Porto Alegre, RS

Tel: (051) 3224-2528

(051) 3226-4108

Horário de atendimento

Atendimento Comercial 
8:30 as 12:00hs
13:30 as 17:00hs 

Atendimento Médico

Exclusivamente

com  agendamento

Desenvolvido por Agência Lorean - 2016